A Associação Business Roundtable Portugal (BRP) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) promovem, no próximo dia 26 de novembro, a iniciativa “Perfil Empresarial em Portugal – Que oportunidades para potenciar o crescimento do país?”, no âmbito da plataforma Comparar para Crescer. Uma iniciativa que reúne empresas, Estado e Academia num exercício de reflexão e cocriação sobre os fatores que influenciam a competitividade da economia portuguesa.
O Comparar para Crescer é uma iniciativa do BRP que centraliza numa plataforma digital dados e indicadores económicos para avaliar o desempenho de Portugal face a outros países europeus, identificando oportunidades de melhoria e de colaboração entre o setor privado e as políticas públicas.
A iniciativa lança desafios aos estudantes da FEUC a apresentar propostas concretas para o desenvolvimento do país, explica a associação.
Com a participação do presidente do Banco Português de Fomento, Gonçalo Regalado, a iniciativa promove o debate com os alunos da FEUC sobre exportação, inovação, crescimento empresarial e especialização setorial, e convida-os a propor medidas que estimulem o investimento, a produtividade e o valor acrescentado das empresas portuguesas.
O evento contará também com a presença de Vasco de Mello, membro da direção do BRP e Presidente do Conselho de Administração do Grupo José de Mello, e Carlos Carreira, Professor da FEUC, que moderará o debate.
“O futuro económico de Portugal depende da ambição coletiva e da capacidade de aproximar empresas, Estado e Academia. Esta iniciativa mostra que a próxima geração está preparada para pensar o crescimento do país com ambição e responsabilidade” afirma Vasco de Mello, responsável do BRP.
“O Banco de Fomento tem como missão apoiar o crescimento sustentável das empresas e valoriza todas as iniciativas que aproximam a análise académica da realidade empresarial. O diálogo entre gerações é fundamental para preparar o futuro,” acrescenta Gonçalo Regalado, CEO do Banco Português de Fomento.
“É essencial que os estudantes compreendam os desafios reais da economia e contribuam com soluções que possam inspirar políticas públicas mais eficazes. Esta colaboração com o BRP é um exemplo de como o conhecimento académico pode gerar ação e impacto,” sublinha Carlos Carreira, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra exemplo de como o conhecimento académico pode gerar ação e impacto,” sublinha Carlos Carreira, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.




