Os acionistas executivos da Intelcia assinaram um acordo com a Altice para a compra da participação de 65% que a empresa detinha desde 2016, anunciou esta semana a empresa de contact center, referindo que isso consolida o controlo da sua administração.
“Esta transação consolida o controlo da administração da Intelcia sobre a empresa com 100% da propriedade e abre um novo ciclo de crescimento”, refere o comunicado.
Atualmente a Intelcia Holding (uma empresa detida a 100% pela gestão atual da Intelcia) é a acionista principal da Intelcia. Os principais acionistas são, portanto, os parceiros locais e a equipa de gestão, liderada pelos co-fundadores
Karim Bernoussi (CEO e co-fundador) Youssef El Aoufir (CEO Adjunto) .
A conclusão da transação está prevista para o primeiro trimestre de 2026, sujeita às condições habituais e às aprovações regulatórias necessárias.
“A Intelcia passa, assim, a dispor dos meios necessários para ampliar as suas ambições: crescimento acelerado, diversificação reforçada e uma posição consolidada como um dos principais líderes globais do setor”, refere a empresa.
Em comunicado, a Intelcia anunciou “um novo e decisivo marco na sua trajetória”, referindo que no dia 24 de novembro “os seus acionistas executivos assinaram um acordo com a Altice para a aquisição da participação de 65% que a empresa detinha desde 2016”.
O valor do negócio não foi revelado.
Esta transição surge após quase uma década que catapultou a Intelcia de um operador regional de serviços de apoio ao cliente para um operador multisserviços global com 40.000 colaboradores.
Durante os últimos dez anos, o Grupo cresceu significativamente, sendo de registar a expansão de 3 para 19 países, com uma forte presença em África, Europa, América Latina e América do Norte; a multiplicação por 10 da sua receita global e por 7 nos clientes fora do Grupo Altice; e a consolidação entre os líderes mundiais em customer experience, entrando no Top 15 global, no Top 5 do mercado espanhol e no Top 3 dos mercados francês e português.
A Intelcia também reforçou a sua presença nos mercados de língua inglesa através das suas operações na América Latina e no Egito, que se tornou um centro regional estratégico.
A empresa de contact centers fala de uma diversificação bem-sucedida com o lançamento, em 2019, de uma área de negócio dedicada aos serviços de TI, atualmente com cerca de 1.000 engenheiros e posicionada entre os 100 maiores prestadores de serviços de TI do mercado francês.
“Graças a esta transição acionista, o Grupo reafirma a sua ambição de entrar no Top 10 global até 2030 como um prestador global de serviços multisserviços”, refere a empresa.
Karim Bernoussi, CEO e cofundador da Intelcia, citado no comunicado, diz que “gostaríamos de expressar a nossa gratidão à Altice pelo seu apoio constante ao longo dos anos. Estamos orgulhosos do que conquistámos juntos ao longo de quase dez anos. Pessoalmente, gostaria de agradecer a Patrick Drahi pela sua confiança e pelo espírito de colaboração. Ao longo da nossa parceria, Patrick garantiu que todos os compromissos assumidos fossem honrados e forneceu o apoio necessário para o nosso sucesso. Hoje, abordamos este novo capítulo com confiança, entusiasmo e determinação, enquanto continuamos a nossa jornada para nos tornarmos um dos 10 maiores players globais”.
“Estou ainda mais satisfeito por esta nova fase incluir, do ponto de vista acionista, os principais managers da empresa”, acrescenta o CEO da Intelcia.
Para concretizar o objetivo de se tornar um prestador global de serviços multisserviços, a Intelcia pretende acelerar o crescimento no setor da experiência do cliente, através de uma estratégia de expansão geográfica e de reforço do seu posicionamento na Europa e na América Latina. Este momentoirá também consolidar as capacidades operacionais do Grupo, permitindo servir clientes globais com ainda maior eficiência.
A inovação tecnológica mantém-se como um pilar estruturante da estratégia da Intelcia. O reforço contínuo em soluções de inteligência artificial e tecnologia avançada — com uma abordagem pragmática e orientada para resultados — garante a excelência na experiência do cliente e a capacidade de acompanhar as transformações aceleradas do mercado”, sublinha a empresa.
Carla Marques, CEO da Intelcia Portugal, comenta dizendo que esta transação “permite-nos acelerar o investimento em talento, inovação e tecnologia”.
“Esta evolução dá-nos maior autonomia para continuar a crescer com ambição, proximidade e responsabilidade, sempre ao lado dos nossos clientes e das nossas equipas”, acrescenta.
“Paralelamente, o desenvolvimento da Intelcia IT Solutions continua a ganhar tração, posicionando o Grupo como um interveniente cada vez mais relevante na transformação digital. A ambição é clara: apoiar os clientes em toda a cadeia de valor, desde infraestrutura a aplicações, passando por cibersegurança, dados e cloud”, conclui a Intelcia.




