Cyber Monday prepara-se para bater recorde de vendas nos EUA

consumo

A Cyber Monday, que se realizou na passada segunda-feira, deverá ter batido o recorde de vendas para um único dia do ano nos Estados Unidos. De acordo com dados da Adobe Analytics, é esperado que tenha havido um gasto 6,3% superior face ao período homólogo, com os consumidores a gastarem entre os 13,9 mil milhões de dólares e os 14,2 mil milhões de dólares (11,9 e 12,2 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual).

Os responsáveis deste levantamento esperava que o pico de consumo na Cyber Monday se situasse entre as 20h00 e as 22h00 norte-americanas. Neste período horário, projetava-se que fossem movimentados 16 milhões de dólares (13,7 milhões de euros) a cada minuto nos Estados Unidos.

Mais de metade dos gastos que devem ser efetuados na Cyber Monday devem vir das categorias de eletrónica, vestuário e mobiliário. Os dados da Adobe dizem ainda que na área da eletrónica e vestuário, os descontos devem atingir os 30% e os 26% face aos preços médios, enquanto que os brinquedos devem ficar nos 27% de desconto face aos preço médio.

Os dados da Adobe indicavam também que o tráfego vindo de ferramentas de inteligência artificial deve sofrer um aumento de 670% face ao ano passado no mercado norte-americano.

A PBS refere também que os consumidores estão a recorrer mais ao ‘buy now, pay later‘ (compre agora, pague depois) para efetuar pagamentos. Os dados da Adobe salientam que este método de pagamento deve gerar 20,2 mil milhões de dólares (17,4 mil milhões de euros) na época festiva, mais 11% face ao ano passado.

Os smartphones, wearables e outros aparelhos eletrónicos portáteis devem representar 58% dos gastos online, prevê a Adobe.

Black Friday bateu recorde

O esperado recorde vendas na Cyber Monday vem na sequência de uma Black Friday de recordes com gastos nos Estados Unidos que atingiram os 11,8 mil milhões de dólares (10,1 mil milhões de euros), de acordo com o Adobe Analytics. No dia de Ação de Graças (27 de novembro) foram gastos 6,4 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) e durante o fim-de-semana (29 e 30 de novembro) foram mais 11,8 mil milhões de dólares (10,1 mil milhões de euros). Em todos estes dias foram superadas as estimativas da Adobe, salienta a PBS.

Para as festividades de novembro e dezembro, a Federação Nacional de Retalho norte-americana (NRF) prevê que os consumidores gastem mais de um bilião de dólares pela primeira vez este ano, salienta a PBS, contudo o ritmo de crescimento deve descer, esperando-se um aumento entre os 3,7% e os 4,2%, face aos 4,3% do ano passado.