A Getnet, um dos principais fornecedores de soluções de pagamentos na América Latina e Península Ibérica, pertencente ao Grupo Santander, e a UnionPay International (UPI) celebraram um acordo estratégico para expandir a aceitação de cartões UnionPay em Espanha e Portugal.
A parceria consolida anos de colaboração entre a Getnet e a UPI com grandes retalhistas em Portugal e Espanha e estabelece o caminho para acelerar a aceitação em pontos de venda online e offline. O acordo irá ainda explorar a utilização da e-wallet parceira da UnionPay com pagamentos por QR code, um método amplamente popular entre utilizadores chineses.
A UPI pertence à China UnionPay, uma empresa estatal chinesa de serviços financeiros de serviços de pagamento com cartão, incluindo débito, crédito e pagamentos móveis. É a única rede interbancária na China que liga todos as caixas eletrónicas do país e que se expandiu globalmente. A UPI opera hoje uma das maiores redes de aceitação do mundo. Os cartões UnionPay podem ser utilizados em 183 países e regiões. Fora da China Continental, já foram emitidos mais de 200 milhões de cartões UnionPay em 83 países e regiões, impulsionando o uso transfronteiriço e os gastos em contexto turístico.
Num contexto em que o turismo chinês para a Península Ibérica cresce mais de 15% ao ano, o objetivo é reduzir fricções para os viajantes e turistas internacionais, aumentar as taxas de conversão e proporcionar uma experiência de pagamento consistente.
A Getnet traz à parceria capacidade de implementação em larga escala e uma plataforma tecnológica global.
Nos primeiros nove meses de 2025, a empresa registou um aumento de 15% no volume de transações e de 8% no número de operações face ao período homólogo, reforçando a sua forte capacidade de execução. Adicionalmente, o Nilson Report reconheceu a Getnet como líder de pagamentos em comércios na América Latina por volume em 2024, posicionando-a entre os dez maiores a nível global.
“Esta iniciativa reforça o compromisso de ambas as empresas em oferecer uma experiência de pagamento mais abrangente, inclusiva e fluida em lojas físicas e comércio”, refere o comunicado.
Rubén Justel, CEO da Getnet Europa, diz que “esta aliança com a UnionPay International aprofunda uma colaboração de longo prazo com grandes retalhistas ibéricos e estende-a ao setor da mobilidade, onde a rapidez, segurança e interoperabilidade nos pagamentos são essenciais. Graças à nossa escala e capacidades tecnológicas, vamos ampliar a aceitação e melhorar a experiência do utilizador em lojas, online e nos transportes”.
Já James Yang, Vice-Presidente Executivo da UnionPay International para a Região da Europa, defende que “Espanha e Portugal são mercados chave para a nossa rede. Com a Getnet como parceiro adquirente, vamos acelerar a aceitação UnionPay em segmentos de elevado volume – retalho, turismo e transportes –, garantindo uma experiência de pagamento fluida e segura para os nossos clientes. Este acordo expande a cobertura de aceitação da UnionPay em pontos críticos de consumo e facilita os pagamentos, tanto para viajantes internacionais como para residentes”.
O plano prevê fases de piloto e implementação em 2026, em ambientes de elevado tráfego (redes de transporte e retalhistas de referência), com suporte omnicanal (POS, e-commerce e wallets UnionPay) e serviços de valor acrescentado.




