A sociedade de capitais públicos idD Portugal Defence anunciou que foi pré-qualificada pela Agência de Apoio e Aquisições da NATO (NSPA, na sigla em inglês) no âmbito de um processo de seleção de empresas para a destruição e desmilitarização de armas, munições e explosivos que estejam no final do seu ciclo de vida.
De acordo com a idD, criada em 2020, o referido processo de pré-qualificação “visa garantir elevados padrões técnicos, de segurança e de conformidade com a regulamentação internacional de desmilitarização e eliminação ambientalmente responsável de equipamento militar obsoleto”.
Ao juntar-se àquele que é um “grupo muito limitado de empresas qualificadas neste domínio”, refere a empresa em comunicado, a idD torna-se “elegível para participar em concursos de desmilitarização em 26 países da NATO”, refere em comunicado.
Esta ação decorre no quadro da Ammunition Support Partnership, um programa com mais de 30 anos gerido pela NSPA.
A pré-qualificação ficou formalizada com a assinatura de um Instrumento Contratual Base (BCI), que estabelece os termos e condições gerais para a prestação de serviços.
Na semana passada, a idD Portugal Defence anunciou, também, que assinou uma declaração de intenções com a italiana Fincantieri que estabelece uma nova etapa na cooperação industrial bilateral no setor de Defesa.




