Wall Street fechou a semana em alta, com os índices a serem impulsionados por uma série de dados económicos que deixam o caminho aberto para a Reserva Federal (Fed) dos EUA continuar a cortar nas taxas de juro.
O S&P 500 terminou a negociação com ganhos de 0,19% para 6.870,40 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite acelerou 0,31% para 23.578,13 pontos e o industrial Dow Jones cresceu 0,22% para 47.954,99 pontos.
Esta sexta-feira o Gabinete de Estatística norte-americano revelou que o índice de preços das despesas pessoais de consumo (PCE) – o indicador preferido da Reserva Federal (Fed) para medir a inflação – acelerou em linha com o previsto para 2,8% em setembro – um ligeiro agravamento na inflação. No entanto não impedirá um corte nas taxas de juro já na próxima semana de cima da mesa.
Ao mesmo tempo, também foram divulgados os dados relativos à evolução do consumo, que mostram um abrandamento nos gastos dos norte-americanos.
A sessão foi marcada pelo negócio mediático de compra da Warner Bros. Discovery pela Netflix por 72 mil milhões de dólares – um negócio histórico que ainda precisa da aprovação do regulador e que vai dar como contrapartida aos acionistas 27,75 dólares por ação em dinheiro, assim como ações da gigante de “streaming”, segundo o acordo anunciado nesta sexta-feira e citado pela Bloomberg.
A Netflix quer ‘engolir’ a Warner Bros. um dos estúdios mais antigos e respeitados de Hollywood, que nasceu nos “loucos anos 20” do século passado.
A gigante de streaming está disposta a dar 72 mil milhões de dólares (61,8 mil milhões de euros) para ficar com vários ativos da empresa, incluindo os estúdios de cinema e televisão, o streaming HBO Max e a marca HBO, responsável por sucessos como Sopranos ou A Guerra dos Tronos.
As ações da Warner Bros. Discovery subiram 6,28% para 26,08 dólares (abaixo do valor pago pela rival), as da Netflix caíram 2,89% para 100,24 dólares, numa altura em que se sabe que a empresa vai pedir emprestado 59 mil milhões para avançar com o negócio.
Esta é a maior aquisição já anunciada pela Netflix.
O petróleo está em rota ascendente, com o crude WTI a subir 0,69% para 60,08 dólares. Numa altura em que as tensões geopolíticas estão a mover-se para a relação entre a Europa, nomeadamente o eixo franco-alemão e os Estados Unidos.




