Código de Ética

Código de Ética para Mediador de Negócios RedeBrokers®

Este Código de Ética foi concebido pelo Conselho Consultivo da RedeBrokers® e é parte integrante do conceito operacional dos profissionais envolvidos nas transações da - Bolsa Portugal Negócios.

Artigo 1.º

O Mediador de Negócios deve manter-se atualizado com as tendências socioeconómicas que influenciam as oportunidades de negócios.

Artigo 2.º

O Mediador de Negócios deve proteger-se e abster-se contra qualquer tipo de operação fraudulenta, de falta de representatividade ou de falta de ética profissional.

Artigo 3.º

O Mediador de Negócios deve recomendar aos clientes, sempre que necessário, a assessoria de advogados, contabilistas e auditores independentes em transações comerciais.

Artigo 4.º

O Mediador de Negócios deve conhecer as obrigações financeiras que envolvem as transações por ele conduzidas, a fim de usar toda a transparência com as partes envolvidas na…

Ler mais about Código de Ética
  • 0

Quanto vale a minha empresa?

Valor da empresa difere do preço! O mercado determina o preço! Quanto vale a minha empresa? Esta é uma das primeiras perguntas que um empreendedor faz ao considerar a venda do seu negócio. No entanto, é importante compreender que o valor de uma empresa difere do seu preço de mercado. O valor é determinado por diversos fatores internos, como a rentabilidade e o potencial de crescimento, enquanto o preço é influenciado pela oferta e procura dentro do setor. Em outras palavras, o mercado é quem define o preço final de uma empresa. Para que um comprador tenha interesse na aquisição de um negócio, ele precisa enxergar um retorno financeiro superior ao que obteria com investimentos tradicionais, como aplicações bancárias de baixo risco. Normalmente, os investidores esperam recuperar o capital investido no prazo de 5 a 10 anos. Isso significa que a empresa deve gerar um retorno anual de pelo menos 10% a 20%, garantindo um risco aceitável para o comprador. A Bolsa Portugal Negócios…
Ler mais about Quanto vale a minha empresa?
  • 0

Demora vender ou comprar uma empresa?

O Tempo Depende do Mercado e do Tipo de Empresa! A questão sobre o tempo necessário para vender ou comprar uma empresa é bastante comum entre os empreendedores. A resposta, no entanto, não é simples, pois o tempo depende de vários fatores, como o mercado em que a empresa está inserida, o tipo de negócio e até mesmo o preço e as condições de pagamento. Além disso, a divulgação realizada no site e os contactos feitos pelo corretor desempenham um papel fundamental na rapidez do processo. Prazos para a compra e venda de empresas Primeiramente, é importante destacar que o tempo médio para fechar um negócio de compra e venda de empresas costuma variar entre 6 e 12 meses. Entretanto, o prazo pode ser mais curto ou mais longo, dependendo das características específicas da empresa e das condições do mercado. Por exemplo, uma empresa bem estabelecida, com um valor atrativo e condições favoráveis de pagamento, tende a ser vendida mais rapidamente. Por outro lado, negócios com valor eleva…
Ler mais about Demora vender ou comprar uma empresa?
  • 0

Tenho de assinar contrato?

Quando decidir vender a sua empresa, surgirá a dúvida: tenho de assinar um contrato? A resposta depende de várias condições, mas, de modo geral, a assinatura de um contrato é uma etapa importante do processo.

Se houver um interessado, com capacidade financeira e de gestão para comprar a empresa, o corretor e o vendedor devem celebrar o contrato antes de encaminhar o comprador para a transação. Esse contrato formaliza o compromisso entre as partes, definindo as condições da negociação e estabelecendo as responsabilidades de cada um. Assim, o processo torna-se mais seguro, claro e organizado para ambas as partes envolvidas.

Contrato de exclusividade

A Bolsa Portugal Negócios  não exige contratos de exclusividade, o que significa que o cliente tem liberdade para vender a empresa por outros meios. O vendedor pode, se desejar, recorrer a outro…

Ler mais about Tenho de assinar contrato?
  • 0

A Importância das Fotos na Venda de Negócios e Empresas

Uma foto permite ajudar numa decisão preliminar de contactar o vendedor

A importância das fotos na venda de negócios e empresas é inegável.

Imagens de qualidade aumentam o interesse dos potenciais compradores e ajudam na tomada de decisão. Quando bem utilizadas, as fotografias despertam a curiosidade, criam uma boa primeira impressão e incentivam o contacto com o vendedor.

A Importância das Fotos nas Vendas Online

Imagens do interior do espaço comercial, desde que não revelem a identidade da empresa, podem ser um fator decisivo para atrair interessados. Fotografias bem iluminadas e organizadas transmitem profissionalismo e valorizam o negócio. No entanto, fotos da fachada devem ser evitadas, pois podem expor a localização e comprometer a confidencialidade das negociações.

Cada situação exige …

Ler mais about A Importância das Fotos na Venda de Negócios e Empresas
  • 0

A minha empresa pode ser vendida?

A minha empresa é vendável? Esta é uma das primeiras perguntas que um empresário deve fazer antes de colocar o seu negócio à venda.

Nem todas as empresas despertam interesse de compradores, pois fatores como saúde financeira, processos internos eficientes e força de mercado são determinantes no processo de venda. Se a sua empresa não tem um diferencial competitivo, enfrenta dificuldades financeiras constantes e não apresenta crescimento sustentável, pode ser um grande desafio encontrar um comprador disposto a investir.

Como avaliar o meu negócio?

Ao avaliar um negócio, o comprador analisa diversos aspetos essenciais. Em primeiro lugar, a saúde financeira da empresa é um fator crítico, pois ninguém deseja investir num negócio com problemas financeiros profundos. Além disso, a força da empresa no mercado, a autonomia da gestão e a facilidade …

Ler mais about A minha empresa pode ser vendida?
  • 0