Uma empresa para ser vendável tem de ser viável e rentável.

 

O interesse por uma empresa advém do seu know-how,  dos processos de negócio,  mercado e clientes, enquanto o valor de uma empresa advém, principalmente, da sua rentabilidade. Possuir os processos de gestão adequados, cultura de empresa e facilidade de operar com novos donos, são fatores que que facilitam a venda de uma empresa.

Se a sua empresa não tem uma vantagem competitiva, se oferece os mesmos serviços ou produtos de muitos outros concorrentes, se os clientes são diminutos e as vendas não aumentam, se os problemas financeiros se agravam, SERÁ MUITO DIFÍCIL vender a sua empresa.

Adicionar uma diferença valiosa aos seus produtos ou serviços, aumentar continuamente as vendas, criar processos eficazes de negócios e de gestão, possuir um plano de marketing e ganhar a notoriedade no  mercado são passos decisivos que importa serem dados de modo a transformar a sua empresa num recurso atractivo e vendável.

Assim, antes de  vender a empresa, é fundamental executar e para preparar um plano para venda da empresa.

Este plano é um trabalho que começa com um diagnóstico, para posterior a adequação às expectativas de um comprador padrão. Esta estratégia facilita a venda e valoriza a empresa, acautelando os interesses de todos os stakeholders.

A empresa vender-se-á quando alguém com capacidade financeira e interesse entender que é o momento de a comprar.